terça-feira, 10 de setembro de 2013

Pedalando em Sapucaia do Sul no Morro do Chapéu com o 19 BIMtz

 Sapucaia do Sul dia 10 de setembro de 2013.Neste dia quente e maravilhoso de setembro não poderia fazer coisa melhor.Resolvo pedalar na área rural de nossa querida Sapucaia e o Morro do Chapéu é a grande pedida de hoje.Quando estava contornando ele já visualizei um grupo de pessoas lá em cima na ¨cabeça do índio"e os cabos de Rapel com os guerreiros rapelando.Olha só pessoal!!!!Que felicidade !!! trata se de Combatentes do Exército Brasileiro.Um pelotão do 19 BIMtz(Batalhão de Infantaria Motorizada) da cidade de São Leopoldo RS ,treinando a prática do rapel.Pedi permissão aos soldados que faziam a segurança do local e fui muito bem recebido .
 O morro do Chapéu também é conhecido como o morro das Cabras.
 Olhem pessoal!! Acompanhem o cabo do rapel nesta imagem.Vejam a cabeça do índio!Olhem o rosto dele! o cabo está esticado  da testa ,passando pela  ponta do nariz ,acompanhem a boca ,o queixo.A grande cabeça do grande gigante.A muitos anos que  visito este morro.O local é mágico e cercado por belezas .
 O grande índio sorri para mais um guerreiro que brinca em seu rosto.
 Agora o Grande índio tranca a respiração para não atrapalhar o guerreiro que pisa em seu nariz.A respiração do combatente é ofegante .Suas  pernas tremem tomadas pela adrenalina.Pois ele está iniciando uma descida em negativa.
 Na  descida em negativa  não existe apoio para os pés .Apenas o esportista  e seu confiável cabo.Técnica  e tranquilidade.

 A sequencia de fotos foram tiradas deste  guerreiro em sua descida .
 Olhávamos seu grande feito.Sua espetacular descida.E tive a honra desta foto tirada por ele.onde aparece ao meu lado o outro guerreiro que fazia a importante segurança do cabo.Atentando sempre para que tudo ocorra bem neste importante treinamento.

 Agora eu subi lá no alto do morro e deixei minha bike escondida no meio das árvores lá em baixo..E me posiciono em outro cume paralelo ao da cabeça do índio.Veja a emoção e adrenalina .
 Parabéns a todos estes jovens guerreiros de nosso Exército brasileiro.Em um dia árduo de treinamento que tive a oportunidade de presenciar.
Esta é a parte do platô. Visualize o militar com trabalho de filmagens de instrução.Informo que durante minha presença no local me aproximei  o mínimo possível dos militares em treinamento para não atrapalhar em nada.Desculpem não ter colocado nomes ou maiores detalhes.Mas agradeço aos militares do 19 BIMtz .Por  me deixarem acompanha los em sua instrução de rapel.Muito o brigado

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Pedalando em Sapucaia do Sul RS no Bairro Jardim América.

 Este cara que está ao meu lado é o Zeca. Um amigo da antiga.Nos conhecemos a muitos anos e por sorte a dez anos atrás quando comecei a morar no Bairro Jardim América aqui em Sapucaia  fiquei feliz quando vi que ele era o nosso Carteiro..O Carteiro Zeca!! Assim carinhosamente conhecido é um dos funcionários mais antigos da Empresa de Correios do Brasil de nossa cidade.Ele é um grande profissional e uma pessoa espetacular.Só para vocês terem uma ideia vou contar uma história.Em minha casa tinha uma cadela  boxer tigrada que morreu  a duas semanas  atrás por causas naturais ou velhice.Seu nome era Lory .Cão de guarda espetacular que deixou saudades.Mas quando se tratava da birra e cisma contra o Zeca ela incomodou  bastante. Mas o Zeca com sua experiência sempre acabava driblando as tentativas absurdas da Lory de impedir a entrega das cartas.Hoje após mais uma pedalada  e ter  a sorte de ter recebido de presente um novo cão de guarda,que o trouxe no pedal lomba a cima .Encontrei o amigo  Zeca  e mostrei pra ele a nova fera .E espero que essa seja  mais cordial com ele no cumprimento de sua missão.

O nome desta cadelinha é Luna.Também será promovida a marinheira de convés.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Pedalando Sapucaia-Gravataí-Cachoeirinha

Sapucaia do Sul 28 de agosto de 2013. Depois de uma noite de serviço patrulhando a cidade de Sapucaia do sul.Uma cochilada pela manhã,almoço e decido  fazer um pedal barra pesada.Vou encarar a RS 118 com todas suas obras de duplicação. Vou  fazer corrida com os carros pela marginal! Ou seja as vias laterais que estão sendo construídas e não estão liberadas para o transito .Onde  fico longe dos veículos que se aglomeram em um deslocamento lento , então consigo andar mais rápido  do que eles em uma pista novinha só pra mim.
Cuidado ao passar pela ponte da divisa Sapucaia-Gravataí.É isso aí !Perigo!!!
 No  acesso para a Estrada do Ritter  - Cachoeirinha
 Uma pista só pra mim.Em algumas partes existem obstáculos e armadilhas como este corte na pista.Devemos estar atentos!
Com um acerto de dia,sol e vento.Foi possível me proteger na maior parte do tempo da poluição dos veículos.Também pedalei na Estrada do Ritter até cachoeirinha.Esta foto foi tirada perto da  Souza Cruz.Um abração a todos e não esqueçam de pedalar em um dia de sol!

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Pedalando Sapucaia- Cachoeirinha RS

Sapucaia do Sul 19 de agosto de 2013.Hoje não posso deixar de aproveitar este lindo dia de inverno em que o frio nos deu uma trégua .Saindo de Sapucaia do Sul  nesta foto já estou  na cidade de Esteio.Pois no fundo está a pontezinha do inicio da  Estrada do Nazário e vou pedalar rumo a cidade de Canoas passando por trás do bairro Guajuviras com destino a  cidade de  Cachoeirinha.
 Gosto muito de pedalar no trecho aberto da Estrada do Nazário,ou seja onde não há casas.É asfalto e campo.Observem  nesta foto abaixo com visão sudeste o Morro de Sapucaia.Na foto acima já em Canoas começo a passar por trás do Bairro Guajuviras.Notícia boa pessoal haviam máquinas retro escavadeiras e vários trabalhadores provavelmente  da prefeitura municipal de canoas colocando canos de esgoto.Pois infelizmente tem um pequeno trecho muito feio neste meu passeio de bike de hoje , onde o esgoto corre a céu aberto e tem um  verdadeiro depósito de lixo nas margens da  via. Observei  a retirada de lixo em vários pontos e vejo uma melhora de vida  significativa e merecida para estas pessoas que moram por aqui.
 No final da Estrada do Nazário pego a Av.Santos Ferreira  passando por trás da Base Aérea  de Canoas.Estou  no Distrito Industrial e sigo rumo a Cachoeirinha .Onde  logo esta mesma avenida se transforma em Av. Das Industrias  pois já estou  na cidade de Cachoeirinha e no final da Av. das Industrias chego na Av Frederico Augusto Ritter ,ou Estrada do Ritter. Onde sigo em direção ao centro de Cachoeirinha e o meu compromisso de hoje é próximo a Guarda Municipal de Cachoeirinha.Olhem ela aí.
 Este cara ao meu lado é meu amigo Nino.Um amigão !Vim visita lo de bike e colocar a conversa em dia.Levei uma horinha até Cachoeirinha.Acho que demorei muito pois o pedal é bem leve.Mas olhando pro tamanho da minha barriga  já descobri o motivo do atraso!!!!Um abração a todos e visite um amigo de bicicleta.


sábado, 22 de junho de 2013

Pedalando no Morro de Sapucaia. Sapucaia do Sul RS

 Sapucaia do Sul 22 de junho de 2013.Neste dia lindo e frio de sábado com bons ventos que limparam o céu depois de tanta chuva.Eu diante de tanto trabalho e compromissos.Consegui fugir de tudo durante duas horas.Só duas horas para recarregar a bateria.Da minha casa até aqui eu levo em média quarenta minutos.Desmaiei embaixo da grande árvore logo que passa a porteira do nosso Morro de Sapucaia.No céu avistei um gavião que lutava contra as rajadas de vento que o tiravam do ponto certo para o ataque de uma suposta presa.Ouvia o canto dos pássaros que firmavam se nos balançados galhos das árvores.Gosto deste som de vento e árvores.A muitos anos venho aqui fazer minhas orações.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Pedalando em Sapucaia do Sul Av. Valdomiro R. Machado.

Consegui  subir pedalando toda a lomba da invasão Santa Luzia na Vargas.São quatro sequencias  de lombas tipo Tobogã ,se eles não tivesses asfaltado a via, acho que eu não conseguiria.Deixa eu respirar antes de aparecer na foto.
 ainda bem que é mês de junho.Mas olha que lugar alto e bonito dá pra visualizar no fundo toda as cidades de Esteio, Canoas e Porto Alegre.A noite aqui é tudo mais bonito.As luzes são espetaculares.
 Estes dois jovens foram  meus fotógrafos
 Agora do alto da Av.Valdemiro R. Machado é possível visualizar  o Bairro Colina Verde.A visão é maravilhosa para qualquer lugar que olhamos avistamos várias cidades,no caso pro lado da Colina Verde é possível avista as cidades de São Leopoldo,Novo Hamburgo ,Estancia Velha,Sapiranga.....Pedalei por estes morros quando não tinham estes bairros e vilas e invasões.Só tinha a Vila Vargas o resto eram matas e campos. Pedalávamos em trilhas espetaculares. A população de Sapucaia do Sul avança em direção aos Morros.Isto me causa uma certa tristeza mas devemos entender o avanço populacional.

Pedalando em Sapucaia do Sul -Subindo Av. Valdemiro R. Machado

Sapucaia do Sul   14 de junho de 2013,um pouco antes da chuva.Estou  na Rua  Gonçalo Coelho com a Av.Valdemiro R. Machado  no pé do  lombão  que sobe pra vila Santa Luzia  na Vargas.Estes dois jovens ciclistas que aparecem na foto e pedalavam no local elogiaram a minha bike.Mas vamos lá para o desafio.Pois além da brincadeira tenho que fazer uma visita para um velho amigo que mora lá  em cima .Não te assombres quanto eu for te visitar de bike.Vou só por um copo d água e trocar umas idéias.

terça-feira, 28 de maio de 2013

atravessando de bike a balsa do Rio dos Sinos Sapucaia do Sul Passeios nas cidades de Nova Santa Rita, Portão ou Capela de Santana RS



Tenho esta fotografias guardadas do verão de 2008.Engraçado são poucas fotos de um lugar onde fiz muitos pedais.O local é de minha preferencia,areia,cascalho,chão batido.Dava uma folguinha, e para intercalar os meus constantes pedais no Morro de Sapucaia e região ,me deslocava pro Rio dos Sinos,lá no Passo do Carioca,atrás do ZOO de Sapucaia do Sul.A balsa é particular,mas a travessia  é barata.O passeio já começa na própria balsa, onde ela não tem motor,é puxada no braço.Uma vez no outro lado são três caminhos a seguir,estas fotos são do caminho da esquerda,não tem erro,indo sempre você chegará a  cidade  de Nova Santa Rita.Esta  foto que aparece a santinha é de Santa Rita.A volta pra Sapucaia é perigosa pela Tabai e em Canoas pela BR 116.Muitas vezes retornei  pelo mesmo caminho de ida  e tomava um banho no  Balneário,não sei se este balneário  localizado em um vilarejo próximo a Santa Rita ainda está em funcionamento e verifique o horário de funcionamento da balsa.Continuando o passeio de bike o meu preferido era passar a balsa e dobrar a direita pegando a estrada que nos leva até  a cidade de Portão,então pegava a sharlau  na cidade de São  Leopoldo com um pedal bem mais tranquilo.Agora se você quiser fazer um pedal bem forte de uma tarde toda então atravesse o rio com a balsa e siga reto com destino a Cidade de Capela de Santana,onde você passará por pequenos vilarejos e uma vez em capela de Santana deverá pegar as  rodovias  287 e 240 pra voltar por São Leopoldo .Taí um grande  companheiro de pedal e grande ciclista de Novo Hamburgo que me acompanhou em um grande passeio até Capela de Santana o meu amigo Cesar Morschel. Bom pra qualquer lado que você for após passar a balsa do carioca  encontrarás casas antigas estilo colonial,criação de porco,gado e plantações,procure pedalar em época seca e leve bastante água.Um abração do seu amigo Geraldo Senna

Passeio de bike Sapucaia do Sul - Novo Hamburgo .Está quase pronta a estação Novo Hamburgo do Trensurb



28 de maio de 2013.Passeio de bike Sapucaia Novo Hamburgo. Ninguém pode rir do chapeuzinho  do véio,mas o pedal de  Sapucaia  a  Novo Hamburgo ,passando pela cidade de são Leopoldo ,é transito intenso.Temos que disputar  espaço o tempo todo com os motoristas estressados da região  Metropolitana.Saí de Sapucaia pela Avenida Mauá  e acompanhei o muro do Trensurb o tempo todo,entrei em São Léo e sempre naquela tocadinha firme.Atravessei a Av João Correia é já estava de novo juntinho com o muro do trem lá na Estação do Trensurb São Caetano,pedal leve no plano é só fazer a bike andar bem soltinha ,passei a ponte nova que atravessa o rio dos Sinos,ali a avenida é bem ampla tem espaço pra todo mundoQuando a barriga pesou,procurei no horizonte e já avistei  a Estação Trensurb da Santo Afonso,já estou pedalando na cidade de Novo Hamburgo agora é só botar moral,passei pela estação do trensurb Industrial,e logo cheguei na Estação do Trensurb Novo Hamburgo,ao lado do Shopping Center ,puxa vida!Que localização!Pena que esta Estação ainda não está em operação,mas as obras estão bem adiantadas e logo teremos aquela Integração.Agora é voltar pra casa com a certeza que logo que inaugurarem  esta Estação Novo Hamburgo.Dá pra chegar até aqui de trem e iniciar mais descansado passeios de bike para as cidades vizinhas de Sapiranga,Campo bom,Estancia Velha,Taquara,Rolante e mais um monte de lugar,pois tem muitas trilhas e lugares bonitos aqui pra cima,é só pedalar  e até dá uma beliscadinha na Serra e voltar bem tranquilo de trem.Um abraço de seu amigo Geraldo Senna

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Praia da Pinheira-Guarda do Embaú-Gamboa-Siriu e Garopaba




22 de setembro de 2009.Depois de atravessar os costões da Pinheira e Guarda do Embaú. Atravessar a barra  da Guarda do Embaú com um barquinho e ........nas areia fofas da Gamboa é impossível pedalar,estrada não existe! Que bom!!!!!Quanto mais o meu corpo dói de cansaço,mais eu fico feliz.Pois alimento minha alma com a beleza intocada destes lugares.Olha só!!!!Me contaram lá em Garopaba que as baleias estavam na Gamboa e olha elas AI!!!!Atravessei toda a Praia da Gamboa empurrando a Bike.Quando ia desmaiar me atirava nas areias e ficava olhando pras baleias bem pertinho da praia.Na parte Sul da Praia da Gamboa tem uma trilha que subi morro a cima,um pouco acelerado pois anoitecia e consegui chegar na estrada GRP 010   que vai pro Siriu e Garopaba(onde tudo começou).Apesar de também ser de chão batido e escura,mas é mais larga e finalmente no alto do Morro da Gamboa consegui montar a bike.Pois não tive perna pra subir a forte trilha,estragou o taco da sapatilha,rasguei o calção e fui mordido por um cachorro,a cicatriz  mais feia da minha perna esquerda se chama Gamboa 2009.Estes fatos não ofuscaram a luz de minha lanterna fixada na minha testa  e a enorme  lua  que transformou  o escuro  em dia.Despenquei morro abaixo que nem um vaga-lume!!! Cheguei faceiro  lá em Garopaba.Dois dias depois .Hora de partir!!.Bike desmontada no bagageiro do ônibus da Santo Anjo GaropabaSC -Porto Alegre RS. Quando chegar lá vou montar a bike e dar uma pedaladinha a té minha terrinha Sapucaia do Sul.

Praia da Pinheira-Guarda do Embaú - Garopaba -Um cabrito carregando uma bicicleta.




Meus amigos,esta realmente eu não aconselho.Pular de pedra em pedra carregando uma bicicleta!!!Isto é até perigoso.A grande pedida é fazer este trajeto a pé.Daí é Dez!!!!Este pontal que aparece no mapa da Praia da Pinheira é muito bonito e isolado .Só la perto da última praia que é a Guarda do Embaú é que aparecem as primeiras pessoas,pelo menos neste mês de setembro foi assim. A beleza da Barra e pedras  da Guarda do Embaú  fez   tudo valer a pena .Este senhor com este pequeno barquinho é o Sr Cabral.Contratei os seus serviços para passar a Barra da Guarda do Embaú com destino a praia da Gamboa.

Pedalando na trilha da Praia da Pinheira,Praia do Moço a Guarda do Embaú rumo a Garopaba SC



22 de setembro de 2009.Posterior um almoço muito bom na Praia da Pinheira.É claro que não irei retornar  para Garopaba pela BR 101.Meu grande objetivo é trilhar pelos Costões da Pinheira e vamos ver se vai dar certo.Primeiro passo é chegar ao extremo Sul da Praia da  Pinheira e pular aquela porteira.Dai começa a brincadeira  com uma trilha forte mas sobe e desce o morro em uma estrada vermelha de pedras soltas  e já começa uma trilha  passando  entre os arbustos(atento aos espinhos) e começa  uma descida  em um gramado irregular (atento aos bois eles ficam na trilha,não vire as costas pra eles).Lá no fundo olhando pela última fotinha,acaba a trilha e só vai aparecer mais tarde,o caminho deve ser seguido pulando as pedras .Voce vai  pular de pedra em pedra o tempo todo e tentando avançar,a  bike vai arranhar não tem choro nem jeito,mas cuide seus  movimentos  pois em alguns momentos terá que saltar de uma pedra  pra  outra.Por sorte achei um pedaço de corda e puxei a bike com cuidado entre as pedras.Movimentos certos e calculados pois estará sozinho e isolado,e passarás por algumas pequenas praias escondidas nas pedras.